Botox

Botox é o nome comercial americano mais conhecido da toxina botulínica tipo A. No Brasil, foi a primeira marca a ser aprovada (em 2000) para tratamento estético de rugas e linhas de expressão e, por isso, acabou se tornando sinônimo do procedimento. Aqui, existem ainda, as marcas Dysport (Suécia) e o Prosigne (Israel). Inicialmente, a toxina botulínica foi utilizada pela Oftalmologia e Neurologia para correção de contrações musculares involuntárias e só depois se descobriu o uso na Dermatologia para a correção das rugas dinâmicas, com ótimos resultados.

As rugas dinâmicas, ou rugas de expressão, são aquelas provocadas pela contração muscular da mímica facial, que leva, ao longo do tempo, à formação de vincos permanentes na pele. A toxina botulínica atua impedindo a contração dos músculos faciais que dão origem a estas rugas. Com a interrupção da contração, ocorre o relaxamento muscular e elas se atenuam. Os principais locais da face onde pode ser utilizada são a região frontal (testa), a glabela (entre os supercílios) e região peri-orbitária (“pés de galinha”).

O Botox é aplicado em pequenas doses injetáveis que bloqueiam a liberação pelas células nervosas de um químico chamado acetilcolina, o qual sinaliza a contração muscular. Ao interferir seletivamente com a capacidade de contração dos músculos, as linhas de expressão são suavizadas e, em muitos casos, ficam praticamente invisíveis em uma semana.

A aplicação da toxina deve ser realizada apenas por médicos capacitados e pode ser feita no consultório. A substância é injetada em pontos específicos dos músculos responsáveis pela mímica facial que estão causando as rugas. A dose necessária para se obter o efeito desejado deve ser determinada individualmente. Pessoas mais sensíveis a dor podem utilizar um creme anestésico, colocado 30 a 60 minutos antes do procedimento, para atenuar o incômodo.

Os resultados começam a aparecer em 48 horas e atingem o efeito máximo em duas semanas. O procedimento deve ser repetido entre quatro a seis meses para a sua manutenção e pode ser repetido diversas vezes ao longo dos anos sem contraindicação.