Lipoaspiração e Lipoescultura

A Lipoaspiração é a técnica indicada para eliminar localizadas quando estas não diminuem satisfatoriamente com dietas e exercícios físicos. Algumas pessoas, mesmo depois de emagrecer, continuam com úmulos de gordura, que só diminuem com a cirurgia. A finalidade do procedimento, portanto, é o contorno corporal e não a perda de peso.

Este é um dos procedimentos mais realizados e difundidos na Cirurgia Plástica, sendo de realização fácil e segura nas mãos de cirurgiões habilitados. Com a evolução dos materiais médicos, hoje realizamos o procedimento com cânulas mais finas, evitando ondulações e deformidades das áreas aspiradas.

Existem diversas técnicas de lipoaspiração que devem ser selecionadas de acordo com a avaliação médica. A necessidade de eliminação de gordura varia para cada caso, mas não ultrapassa 7% do peso corporal do paciente.

A Lipoescultura pode ser indicada para a lção ao reaplicar a gordura aspirada em áreas que precisam de preenchimento (glúteo, sulcos da face e outros). Por isso, frequentemente, as duas técnicas são associadas em um mesmo ato cirúrgico.

O pós operatório da lipoaspiração é importante para garantir os resultados da cirurgia plástica. O de cintas compressivas durante 30/40 dias ajuda a manter a postura e evita dobras na barriga. Após duas semanas, o paciente lipoaspirado pode praticar exercícios leves e sem peso, além de caminhadas.

A manutenção do contorno corporal requer cuidados com a alimentação e a prática regular de atividades físicas.