Mamoplastia redutora

A mamoplastia redutora está entre as cirurgias que trazem mais satisfação às mulheres. Além de promover o melhor equilíbrio estético com o corpo, a redução dos seios originalmente muito volumosos acaba com as dores nas costas e no pescoço associadas ao peso da mama. A cirurgia também permite a mulher aproveitar prazeres mais simples como usar um biquíni com mais comodidade, praticar esportes sem desconforto físico e poder usar todos os tipos de roupa.

Nesta cirurgia, o tecido em excesso é retirado, incluindo pele, gordura e glândula mamária. Uma nova mama é reconstruída, em menor tamanho e com correção de posição e de firmeza.

As cicatrizes finais dependerão do tamanho dos seios, entre outros fatores que também determinarão a técnica cirúrgica mais adequada. Dependerá também da paciente não apresentar transtornos de cicatrização (como quelóides) e seguir as recomendações de pós-operatório.

A orientação e conversa entre o cirurgião e a paciente é essencial para a boa orientação da cirurgia e satisfação da mulher com o resultado estético.

Os cuidados pós-operatórios incluem restrição dos movimentos dos braços por pelo menos 15 dias, assim como evitar dirigir por 30 dias e aguardar 60 dias para exercícios vigorosos. Além disso, a paciente deverá utilizar um sutiã apropriado por dois meses até que o edema regrida totalmente.