Preenchimento Facial

Lipoenxertia
O uso de gordura com fins estéticos para corrigir os sinais de envelhecimento da face voltou com força total aos consultórios dos cirurgiões plásticos tanto na Europa, como no Brasil. O retorno deste procedimento, um pouco antigo, se deve ao desenvolvimento de novas técnicas de enxertia (com cânulas de aspiração mais finas) e aos excelentes resultados.

A grande vantagem da Lipoenxertia sobre os outros métodos de preenchimento com materiais sintéticos é que, além da gordura ser naturalmente disponível em quase todas as pessoas, ela é facilmente removida ou aspirada (em geral, do abdômen ou joelho) e, principalmente, é o preenchedor mais biocompatível que existe – o uso de tecido gorduroso do próprio paciente reduz significativamente as chances de rejeição.

A ciência, inclusive, descobriu recentemente que o tecido gorduroso é rico em células tronco, o que pode ter um papel importante neste processo, explicando os ótimos resultados e o rejuvenescimento da pele, observando-se uma melhoria notável nas rugas.

O preenchimento com gordura é utilizado para a restauração volumétrica da face, o preenchimento de sulcos e rugas, a melhora do contorno da mandíbula, o aumento do queixo e lábios. Após um preparo cuidadoso da gordura, que é centrifugada, ela pode ser injetada em local adequado para obtenção de resultado estético ou de reparação. O procedimento é bem simples e seguro, pode ser feito no consultório do cirurgião e não há nenhuma contraindicação. O paciente sai um pouco inchado, mas a total recuperação se dá em cinco dias, uma semana.

Restylane
Pequenas mudanças na face e na pele podem ter grande efeito na aparência. Restylane é uma maneira segura de realçar a beleza, reduzindo linhas de expressão, sulcos e rugas (naso-geniano, rugas marionetes, bigode chinês), sem precisar recorrer à cirurgia plástica. Também é utilizado para dar contorno e volume aos lábios e melhorar a estrutura da pele.

Restylane é um gel transparente que é injetado na pele em pequenas quantidades. É um produto feito à base de ácido hialurônico, muito seguro e absorvível pelo organismo, com risco mínimo de reações alérgicas ou de hipersensibilidade. Os resultados do tratamento são duradouros sem serem permanentes – geralmente de seis a oito meses – oferecendo ao paciente a liberdade de escolha em manter o procedimento ou não.

A aplicação é rápida, cerca de 30 minutos, e pode ser realizado no próprio consultório médico. Após o tratamento, é normal sentir algum desconforto, como, por exemplo, vermelhidão, inchaço, hematomas ou sensibilidade no local da aplicação. Esses sintomas geralmente desaparecem após uma a duas semanas.