Prótese de glúteo

A implantação de prótese de silicone é indicada para dar volume àquelas mulheres que têm assimetria ou hipotrofia dos glúteos. É uma cirurgia que dá um aspecto natural e anatômico à região, indicada para pacientes acima dos 16 anos. Com resultado duradouro, as próteses são praticamente imperceptíveis, pois localizam-se sob ou entre um músculo muito avantajado (glúteo maior).

Com anestesia peridural, a cirurgia dura por volta de três horas. A implantação da prótese é feita através de uma incisão no sulco entre os glúteos, acima do cóccix e colocada por baixo ou dentro do músculo glúteo máximo que terá a função de protegê-las. O tempo de internação é de 24 a 48 horas e os pontos podem ser retirados entre uma a duas semanas, que é o tempo previsto de recuperação. A cicatriz, de aproximadamente seis centímetros, fica praticamente imperceptível.

É perfeitamente normal que ocorra dor de moderada a intensa nos primeiros dias, que pode ser controlada por analgésicos e anti-inflamatórios prescritos e amenizada com drenagem linfática. A paciente deve fazer repouso, higienização rigorosa do local e evitar sentar-se normalmente, preferindo ficar de bruços ou sentar-se de lado nesse período por duas semanas. Após este período pode-se retornar gradativamente às atividades normais, porém deixando os exercícios físicos para depois de dois meses de pós-operatório. Passado esse tempo, a ginástica localizada e exercícios para os glúteos poderão ser feitos com benefícios adicionais.