Prótese de Panturrilha

A cirurgia plástica para colocação de próteses de silicone na panturrilha pode ser realizada para corrigir as imperfeições estéticas da coxa e panturrilha (também conhecida como batata da perna) ou para corrigir defeitos provocados pela poliomielite e fraturas complicadas.

Na cirurgia estética, a técnica é indicada para pessoas incomodadas com coxas e pernas finas e que desejam deixá-las bem torneadas e para pessoas com panturrilhas pequenas em relação ao resto da perna.

A cirurgia é considerada simples – o paciente recebe alta do hospital no mesmo dia. A incisão para a colocação da prótese de silicone é feita na parte superior do joelho, no caso da prótese de panturrilha, e nas coxas na região próxima à virilha, no caso da prótese para a coxa. A prótese fica alojada sobre o músculo, o que proporciona um volume natural. Em geral, a anestesia pode ser peridural ou local, de acordo com a avaliação médica.

A recuperação é rápida, com recomendação de repouso total por três dias. Indica-se o uso de meia calça elástica por dois meses e uso de salto médio durante esse período. Um mês depois, já é possível realizar todas as atividades normalmente, inclusive, os exercícios físicos. O resultado é bastante natural e a cicatriz fica praticamente imperceptível.